Pubicado em: qui, mai 5th, 2016

Museu da Abolição recebe evento Espaço Negro em reflexão ao dia da Abolição da Escravatura

 

O evento Espaço Negro levará ao Museu da Abolição, em Recife,  uma programação de debate, arte e manifestações artísticas e culturais em reflexão ao dia da Abolição da Escravatura, 13 de maio. Com o tema “O negro após 128 anos da Abolição da Escravatura” e aberto ao público, o evento será na próxima quinta-feira (12), das 10h às 18h, no Museu da Abolição, em Recife.

Organizado pelas jornalistas Juliana Braga e Valéria Silva, do site cultural CentralPE e, em parceria com o Museu da Abolição, o “Espaço Negro” proporcionará ao público vivenciar momentos de diálogos e reflexão sobre a abolição da escravatura, a exclusão do negro na sociedade e questionamentos sobre preconceito e racismo, através de palestras, mostra de vídeo, oficina, feira de produtos étnicos e comidas típicas, performance e apresentações culturais.

O evento terá início às 10h, com Mostra de Vídeo e Debate, ministrado pela cineclubista Erlânia Nascimento. Logo em seguida, às 11h15, acontece a Oficina de Danças Urbanas/Breaking, com o arte educador Levi Costa (Grupo Step evolution) e palestra “Hip Hop: Arte Cidadania e Cultura de Paz”, com os sociólogos Sérgio Melo e Sérgio Ricardo (Associação Metropolitana de Hip e Hop em Pernambuco). A partir das 13h15, palestra “Livro: Nem Mãe Preta, Nem Negra Fulô”, com o escritor e historiador Maciel Carneiro.

Nos intervalos do evento, o ator Ryan Leivas apresentará as performances “Mala_da_Resistência” e “CORPO&RITMORepresentando. Já à tarde, as atrações culturais e artísticas serão o Grupo de Capoeira Herança de Angola e Grupo Percussivo Batá Kossô. E durante todo o dia, o público poderá apreciar a Feira de Produtos Étnicos e Comidas Típicas.

As inscrições para as atividades do “Espaço Negro” são gratuitas, estão abertas e seguem até o dia 6 de maio. Para participar, o interessado deve ter a partir de 15 anos e preencher o Formulário Online. Todos os participantes receberão certificado digital.

Encerrando o evento, a partir das 16h45, acontecem as palestras “Intelectualidade e o negro ontem e hoje”, com o historiador Jorge Michiles, “Políticas Afirmativa e Juventude Negra”, com Alersson Teixeira (Fórum Nacional de Juventude Negra de Pernambuco) e “128 anos de abolição e as políticas públicas no Brasil”, com Alzenide Simões (Núcleo de Cultura Afro-Brasileira), todas juntas. “Nosso objetivo é promover um momento de debate, arte e reflexão sobre a abolição da escravidão, para a sociedade”, ressaltou uma das organizadoras do evento, Juliana Braga.

Serviço:

Evento Espaço Negro

Data: 12 de maio de 2016 (quinta-feira)

Horário: 10h às 18h

Local: Museu da Abolição – Rua Benfica, 1150, Madalena, Recife/PE

Inscrições: De 26/04 a 06/05/2016, através do Formulário Online

Informações: site – https://eventoespaconegro.wordpress.com/ /facebook – https://www.facebook.com/events/1013775392022279/

Por Juliana Braga

 Acompanhe o CentralPE pelo Facebook