Pubicado em: qua, set 2nd, 2015

Em Camaragibe surge uma Estrutura de Base com uma Juventude Empreendedora despertando Perspectivas para o Futuro

Um grupo de jovens tem discutido ações em torno das ações em políticas públicas, educação, cultura, igualdades e direitos de forma independente no município de Camaragibe gerando assim debates que têm conquistado diversos grupos e movimentos sociais no município. Com articulações incipientes entorno das diversas problemáticas que passa a cidade de Camaragibe, o Estrutura de Base grupo formado por estudantes e agentes sociais tem se aproximado aos diversos setores da sociedade civil com a finalidade de criar uma plataforma de interação social compondo ideias e ações práticas junto à coletividade.

O estudante do 4º período do curso de Ciências Atuarias da UFPE, Silas Manoel comenta que “A primeira ação planejada pelo Estrutura de Base vem a ser o 1º Encontro Estrutura de Base – Juventude Empreendedora Perspectiva para o Futuro que consiste na parceria entre instituições públicas, privadas e os mais diversos grupos sociais. Planejamos em realizar o encontro em uma instituição de ensino público possibilitando o acesso livre e gratuito a todos que queiram participar. Vivenciar o prol e bem estar coletivo é o mesmo que realizar sonhos individuais. – Por meio do aprimoramento intelectual diante das palestras a serem desenvolvidas, a revitalização de pontos específicos dentro da escola através de ações vinculadas ao meio ambiente, o desenvolvimento cognitivo por meio da arte, o entretenimento a partir de shows e atividades lúdicas além das relações de intercâmbios que o 1º encontro irá propiciar a todos os participantes e sem dúvida a nossa cidade. O encontro tende a ser um movimento de respeitável proporção que atingirá todas as classes sociais sem qualquer tipo de restrição. Também estamos em contato com à Rede Brasileira de Cidades Inteligentes criando assim uma importante parceria. Ainda estamos em fase de decisão de quando será o 1º encontro e em qual escola iremos ocupar, porém todo nosso processo de pré-produção segue bem adiantado. Tudo indica que o encontro será para inicio de 2016.”.

Dando continuidade à fala do Silas a estudante de Sistema de Informação pela Faculdade Joaquim Nabuco, Luana Santos indica que “O Estrutura de Base surge da inquietação destas pessoas que não acostumadas com as atuações rotineiras do município de Camaragibe, ele visa confluir propostas e criar plataformas que possam dialogar junto à comunidade planificando e intensificando as mais diversas ações a partir de simples encontros onde todos os presentes possam colocar suas insatisfações, sonhos e ideias e que a partir daí elas possam ser postas em prática. O Estrutura de Base é uma junção de pessoas com ideais e perspectivas inovadoras que visam não só apenas o município; é como se fossemos uma bomba relógio prestes a explodir …” finaliza a Luana.

Já a estudante secundarista da Escola Estadual Joaquim Amazonas de Camaragibe, Taynan Carneiro de 16 anos comenta sobre a importância da construção do E. B falando de forma convidativa de que este grupo se trata de uma oportunidade interessante para os alunos das redes públicas e privadas de ensino e que muitos deles/delas terão contatos com outros estudantes, com universidades e sobre tudo com cursos e capacitações de forma gratuita, motivando assim novos pontos de vista e oportunidades que vão mais além das salas de aula. – Além do mais Taynan enfatiza os direitos não assistidos de muitos estudantes que por medo ou falta de informação deixam de cobrar seus direitos nos diversos espaços da escola ou em sua comunidade. Ela destaca o tempo ocioso de muitos adolescentes durante o momento que estão fora da escola, ou até mesmo dentro dela correndo os mais diversos riscos. “Só quem passou por situações de aflição podem entender o que digo…” finaliza.

Estas cabeças inquietas surgem em julho de 2015 e desde então vem se encontrando duas vezes por semana trazendo materiais informativos, conformando grupos de leituras, dialogando constantemente com pessoas de diversos bairros de Camaragibe e outras regiões.

O Estrutura de Base apesar de tão novo já tem conquistado diversas pessoas como o caso da assistente social Ilma Costa, ela comenta para o Central I PE que o seu estimulo em compor forças com este grupo foi pelo fato de perceber de que o E. B está atuando de maneira autônoma e objetiva em constante dialogo com a comunidade.
Ela continua… “Contribuir com o processo de informação e difusão dos estados de direito das pessoas fazem com que muitos destes carenciados de tudo passam a ter uma maior perspectiva e percepção do seu entorno. Não é nada fácil sair do Córrego do Desastre (Bairro Alto Santo Antônio) onde todo o seu entorno é de difícil acesso. Não existe saneamento básico, não tem uma escola digna, muitas das pessoas dali não tem acesso à internet e a maneira de que elas recebem as informações é através da televisão, do rádio ou de um carro de som. O próprio nome já diz por si só. Córrego do Desastre! Como essas pessoas podem ter uma melhor perspectiva de vida sem dignidade? O nome não ajuda muito e muitos dos que podem fazer algo não fazem nada… por isto que acredito nestes jovens que ainda carregam sonhos e esperanças, me sinto motivada a seguir meu caminho e contribuir no que for possível para que o Estrutura de Base cresça e apareça. Mas não será um caminho fácil haverá muito trabalho por diante.”

Recentemente se somou ao grupo a militante social Josenita Duda que de muitas de suas ações se destacaram a fundação da AME – PE (Associação das Mulheres Entendidas de Pernambuco) e também sócia fundadora da Creche Comunitária Vivendo e Aprendendo de Camaragibe. Sua contribuição tem sido posta em prática de forma bastante prática, a Josenita, mais conhecida como Nita ou Jô, articulou a exibição da videoconferência do ministro da Cultura Juca Ferreira, que será realizada nesta quinta-feira 03 de setembro as 11:00am e aos que queiram participar basta ir no auditório do SINTTEL (Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações do Estado de Pernambuco) que fica na Rua Afonso Pena, 333 – Santo Amaro, Recife, próximo a UNICAP.

Aos olhos do que podemos ver e acompanhar, o Estrutura de Base surge conformando uma base sólida no município de Camaragibe independente das esferas das politicas públicas. Esta mocidade caminha com sede e muita vontade de se conectar com os outros e o mundo.

Por Ângelo Fábio

Acompanhe o CentralPE pelo Facebook